Saiba a diferença entre hipnose e meditação

Quem responde a diferença entre hipnose e meditação é Rafael Kraisch, instrutor da OMNI Brasil.


A principal diferença da meditação para a hipnose é o jeito, ou melhor, a porta de entrada para as duas. Por quê? O estado proporcionado por ambas as práticas, meditação e hipnose, é o mesmo. As pessoas acham que a meditação é um pouco mais profundo, ou que a hipnose é um estado muito mais profundo de consciência. Não. Meditação e hipnose são a mesma coisa, o mesmo estado mental, o mesmo estado emocional, o mesmo estado, muitas vezes, de relaxamento físico, só que o que realmente as diferencia é a maneira como a pessoa chega nesse estado.


Normalmente a pessoa que pratica a meditação, pratica a forma mais tradicional. Sentada, de pernas cruzadas, de olhos fechados, normalmente focando em um mantra. A mente da pessoa fica totalmente concentrada naquilo. Então a meditação, na verdade, acaba sendo um tipo de dança, onde tentamos manter a mente focada em algo o tempo todo, a mente vai sair e o meditador consegue trazer isto de volta. A hipnose vai direto de duas maneiras. Ou com a sugestão do hipnotista, por exemplo quando eu vou hipnotizar uma pessoa, e eu dou as orientações do que ela deve fazer. A concentração dela não é tão estática como na meditação, onde há um foco.


Durante o processo da hipnose a pessoa só precisa seguir as instruções. Então não vou dizer: "Olhe para aquele ponto e continue olhando pelos próximos 30 minutos." Não. Vou dizer: "Foque ali... foque lá... agora pense nisso... lembre daquilo... agora respire dessa maneira..." A mente não para durante todo o processo mas ela está seguindo instruções dadas pelo hipnotista.


A outra maneira de praticar a hipnose é pela chamada auto hipnose, que é a que mais se assemelha a meditação. Por quê? Na auto hipnose estou sozinho, sem as sugestões do hipnotista, e durante a auto hipnose eu escolho a sugestão que eu quero me dar. Durante a auto hipnose também não foco só em uma única coisa, e tento não deixar a mente sair, como na meditação. Então durante a auto hipnose, posso, por exemplo, repetir uma frase:


"eu sou próspero."

Repito isso algumas vezes e permito que a minha mente absorva aquela informação para dentro dela. Com base nessas diferenças, os objetivos também são um pouco diferentes. Por quê? Normalmente a pessoa que procura a meditação, olha para a meditação como uma prática diária, algumas vezes ritualística e até mesmo religiosa. Como se a meditação fosse parte do dia a dia dessa pessoa. A hipnose, por outro lado, possui um foco com fins de tratamento terapêutico.


Quando você quer corrigir alguma coisa dentro de você, ou aumentar a sua performance rapidamente. Alguma prática é melhor do que a outra? Meditação é melhor do que hipnose? Hipnose é melhor do que meditação? Nenhuma é melhor do que a outra. O ideal é conseguir praticar as duas coisas. Eu gostaria, no entanto, de 15 anos atrás ter sido convidado a experienciar a hipnose. Por quê? Como meditador gosto do estado provocado ou alcançado pela meditação, só que é um estado que leva muito tempo de prática.


Quando falo muito tempo não me refiro a 10 minutos, 30 minutos, estou falando, às vezes, de anos de prática diária e de estudo, para que você consiga alcançar um nível de meditação, ou nível de consciência, estável e relaxado para que você consiga mudar sua vida. Quando você faz a hipnose isso é como um estalar de dedos. Literalmente um estalar de dedos. Quando você realmente entende o processo da hipnose e o hipnotista tem competência o suficiente para te orientar, então pode mudar a sua vida em questão de minutos. Com a meditação você pode fazer isso só que, às vezes, com anos e anos de prática.



Você gosta da meditação, que pratica a meditação, gosta do autoconhecimento, venha conhecer o poder da hipnose, principalmente a hipnose ensinada pela OMNI. Porque o processo que a OMNI ensina, de hipnose, vai amplificar ou acelerar essa capacidade, esse domínio que você tem sobre a sua mente. E mais do que isso, vai te ajudar a recuperar o equilíbrio, a sanidade mental, a harmonia emocional... às vezes, o que você levaria anos praticando pode conseguir, às vezes, em pouquíssimo tempo, em poucas horas, através de uma hipnose adequada, como a OMNI ensina.


Texto transcrito do vídeo no Youtube na OMNI Brasil

13 visualizações
Ver y Crer | Terapias e hipnose – 2019 © Todos os direitos reservados    |
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
|   Site desenvolvido por:
XP Comunicacao LOGOTIPO  RGB - WHITE.png